Histórico

Ao longo do tempo, várias foram as denominações do profissional cujo objetivo é representar graficamente a superfície terrestre. Vale lembrar que a carreira que hoje chamamos do Engenheiro Cartógrafo e Agrimensor tem cerca de 3000 anos, e carrega um legado de conhecimentos dos Geômetras da Antiguidade, dos Agrimensores do Egito e do Império Romano, das representações artísticas e místicas da Idade Média, dos conhecimentos do Renascimento e das Grandes Navegações, do mapeamento dos Estados Europeus no século XVII, até chegar ao grande desenvolvimento tecnológico na área de GPS, imagens de satélite e geoprocessamento do século XXI.

A iniciativa referente à formação de engenheiros especialistas em trabalhos cartográficos no Brasil se deu em 1810, com a criação da Academia Real Militar, destinada à formação de Engenheiros Geógrafos. Nessa época – e até meados do século XX – a Cartografia tinha um enfoque estratégico militar, com vistas à segurança nacional. Os profissionais de Cartografia não militares eram,em geral, Engenheiros Civiscom especializaçãoem Geodésia e Topografia.

A Universidade Federal do Paraná implantou, em 1972, o programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas, em nível de mestrado. Este Curso foi pioneiro no Brasil e responsável pela formação dos recursos humanos que viriam a compor o corpo docente do curso de Graduação, a ser fundado anos mais tarde. O curso de Engenharia Cartográfica foi criado através da Resolução Nº 04/75 de 24 de outubro de 1975 do Conselho Universitário da Universidade Federal do Paraná, autorizado a funcionar pelo Ofício Nº 4897/75/GAB/DAU/DSB de 23 de dezembro de 1976 do Ministério da Educação e Cultura e reconhecido pela Portaria Nº 15 de 08 de janeiro de 1982, publicada no Diário Oficial da União em 12 de janeiro de 1982. Iniciou suas atividades em 1977 com 40 vagas preenchidas pelo Concurso Vestibular de 1976.

Em 2010 houve a renovação do reconhecimento do Curso, através da Portaria Nº 793 de 30 de junho de 2010, publicada no Diário Oficial da União em 1º de julho de 2010.

Em  1 de julho de 2016, saiu o reconhecimento do Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, através da Portaria nº 282 de 01 de julho de 2016

Conheça os coordenadores que já passaram pelo Curso de Engenharia Cartográfica e veja fotos de pessoas que foram precursoras na criação do curso.