Estrutura

O Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura conta com uma excelente infra-estrutura de funcionamento, no Campus Centro Politécnico da UFPR. Há constantes investimentos na manutenção e atualização dessa estrutura.

Quase todas as aulas teóricas do curso são ministradas no Bloco Didático-Administrativo do Setor de Ciências da Terra. Este espaço tem previsão de expansão nos próximos anos, e conta com salas de aula equipadas com equipamentos multimídia, além de um laboratório setorial de informática, que tem condições de atender a algumas disciplinas do Curso.

O Curso é atendido pela Biblioteca de Ciência e Tecnologia, que conta com razoável acervo para a área e receberá novos volumes para atender à demanda das disciplinas da área de Agrimensura.

Laboratórios

O Laboratório de Topografia – LABTOPO é um dos mais modernos do país, e está equipado para atender as atividades práticas das turmas de Topografia (cerca de 600 alunos por semestre, de diversos cursos da Universidade), Levantamentos Topográficos e Geodésicos e disciplinas optativas.

 

 

 

O Laboratório de Topografia Informatizada – LATIN é utilizado para o processamento de dados de levantamentos de campo, obtidos a partir de levantamentos topográficos e geodésicos.

O Laboratório de Geodésia Espacial – LAGE agrega as atividades de posicionamento e navegação baseadas em técnicas espaciais, e vem dando suporte instrumental e computacional a projetos de pesquisas nacionais e internacionais, desenvolvidos, também, no âmbito do Curso de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas. O laboratório mantém uma estação GPS permanente, que faz parte da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos satélites GPS (RBMC).   

O Laboratório de Fotogrametria Digital foi reformado para o ano letivo de 2011, e serve de apoio às atividades de aplicação da Fotogrametria. Está em processo de aquisição uma Estação Fotogramétrica Digital, importante inovação na área, que tem a capacidade de gerar bases de dados e produtos fotogramétricos, tais como: Modelos Digitais de Terreno (MDT); relatórios referentes aos processos intermediários aos produtos finais; bases de dados vetoriais; ortofotos; mapas e mosaicos de fotografias e imagens, entre outras.

O Laboratório de Ensino de Fotogrametria simula o campo de teste para realizar tarefas fotogramétricas voltadas ao ensino e pesquisa, com a finalidade de integração prática de conhecimentos. Para isto, foi implementado um campo de teste reduzido (modelo reduzido) na escala 1:500, que tem como objetivo auxiliar na projeção e implementação de recursos materiais para simulação de vôos aerofotogramétricos, além de planejar, investigar e estabelecer uma seqüência lógica e pedagógica de módulos de ensino de Fotogrametria, estabelecer os recursos materiais e de programas para estudos e pesquisas, imprimir e fundir os resultados.

 

O Laboratório de Cartografia – LABCARTO integra recursos para projeto e produção de cartas topográficas e temáticas, e Sistemas de Informações Geográficas.Clique para visitar o site do LAIG

 

O Laboratório de Instrumentação Geodésica – LAIG integra todas as atividades de Posicionamento Geodésico por técnicas terrestres, calibração de medidores eletrônicos de distância, assim como as atividades de Gravimetria e Geodésia Aplicada.