Matrículas

Em data previamente estabelecida pelo calendário acadêmico da UFPR, o aluno deverá fazer a sua solicitação de matrícula, via internet, no Portal do Aluno

O seu login é o seu número de matrícula (GRRAAAANNNN), e a senha é a sua data de nascimento com oito dígitos (ddmmaaaa, por exemplo, 14081986).Durante o ano todo, estão disponíveis no Portal relatórios de interesse do aluno, tais como Histórico Escolar e Comprovante de Matrícula.

 A solicitação de matrícula se dá em quatro etapas:

  1. Identificação do curso do aluno. Para os alunos que já tiveram outro registro na UFPR, provavelmente aparecerá a opção do outro curso. É importante selecionar corretamente a opção 15B – Curso de Engenharia Cartográfica – Diurno”
  2. Solicitação das disciplinas e turmas. Para as disciplinas que tem mais de uma turma no mesmo horário (por exemplo, Topografia II), sugerimos que você solicite ambas. Isso não impedirá sua matrícula na disciplina, caso alguma das turmas fique cheia.
  3. Ordenamento das turmas em ordem de prioridade. Aqui você escolherá a ordem em que quer ser matriculado. Por exemplo, se você solicitar duas disciplinas que sejam ofertadas no mesmo horário, o sistema lhe matriculará naquela que aparecer antes na lista de prioridades.
  4. Salvar e imprimir. Quando tiver terminado a escolha das disciplinas e turmas, clique no botão “solicitar matrícula”, para salvar sua solicitação. Sugerimos que você imprima esta tela, para facilitar a conferência dos dados após o processamento das matrículas, bem como para sua segurança, em caso de problemas durante o processamento.

A solicitação de matrícula poderá ser alterada a qualquer momento durante o período estabelecido pelo calendário acadêmico. Ao salvar uma nova solicitação, você estará anulando aquela realizada anteriormente.

Ao término do período de solicitações, o sistema fará o processamento das matrículas, respeitando os pré-requisitos estabelecidos para cada disciplina e também as seguintes prioridades:

  • Aluno periodizado para a disciplina;
  • Aluno em situação de jubilamento;
  • Aluno reprovado exclusivamente por nota no semestre anterior;
  • Aluno reprovado por freqüência no semestre anterior;
  • Aluno de maior antigüidade no Curso;
  • Aluno com maior Índice de Rendimento Acumulado – IRA.

IMPORTANTE! A solicitação de matrícula não garante vaga nas turmas. É imprescindível que você confira os relatórios “Resultado do Processamento da Matrícula”, ou “Comprovante de Matrícula”, disponíveis no Portal do Aluno na semana anterior ao início das aulas.

Eventuais inclusões ou exclusões de disciplinas poderão ser feitas pelo aluno diretamente na Coordenação do Curso, normalmente na semana anterior ao início das aulas e na primeira semana de cada semestre, conforme calendário previamente divulgado.

Vale lembrar: os alunos que não efetuarem matrícula terão seu Registro Acadêmico cancelado por abandono de curso, conforme Art. 119 da Resolução nº 37/97-CEPE.

Para esclarecer quaisquer dúvidas, entre em contato com a Coordenação.