Atividades Complementares

Para integralização curricular (conclusão de curso), os alunos do Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura deverão, obrigatoriamente, cumprir 120 horas em atividades extra-curriculares, as AFCs – Atividades Formativas Complementares, durante o período em que permanecem no Curso.

No início de cada semestre, a Coordenação divulga uma data limite para que os alunos possam solicitar a validação das atividades realizadas, mediante análise e aprovação pela Comissão Orientadora de Estágios (atualmente, composta pelos professoresÁlvaro Machado, Maria Aparecida Z. Zanetti,Maria CecíliaBonato Brandalize e Regiane Dalazoana).

Visando o equilíbrio entre as diversas modalidades de atividades, a carga horária deverá ser distribuída de acordo com os limites indicados na tabela abaixo:

Atividades Complementares Limite validável
  Currículo 2012 Currículo 2006
Disciplina eletiva oferecida por outro curso da Instituição ou por outras instituições de ensino 60h 60h
Estágio não obrigatório, diferenciado do Estágio Supervisionado 60h 80h
Participação em projeto desenvolvido junto à empresa júnior 50h 50h
Participação do Programa Especial de Treinamento (PET) 60h 80h
Iniciação científica 60h 80h
Monitorias 60h 80h
Participação em seminários, congressos, exposições e eventos afins 10 h por evento, até 60h 10 h por evento, até 60h
Participação em projetos do Departamento de Geomática 60h 40h
Atividades de extensão 40h 40h
Publicação de artigo 40h 40h
Publicação de resumo de artigos 20h 20h
Visitas técnicas 20h 10h

Note que para os alunos que permanecem no currículo anterior (Curso de Engenharia Cartográfica – versão 2006), a carga horária de AFCs é de 180 horas, e os limites para estágio, monitoria e iniciação científica são de 80 horas por atividade.

Para validação das atividades, é necessário apresentar documentos que comprovem sua efetiva realização (declarações e certificados, por exemplo).