Ano letivo 2021

Atualizado em 10 de setembro de 2021, às 8h25.

As aulas do primeiro semestre de 2021 acontecerão do dia 20 de setembro até 17 de dezembro 2021, sendo os dias 20 a 23 de dezembro dedicados aos exames finais. Todas as disciplinas serão ofertadas na forma 100% online, com a modalidade de Ensino Remoto Emergencial (ERE). Entretanto algumas serão realizadas de forma síncrona e outras de forma assíncrona.

Neste semestre estamos iniciando a Plano de Recuperação de Integralização Curricular (PRIC), conforme demandado pela Comissão ee Apoio e Acompanhamento da Integralização Curricular (CAAIC). Por essa razão estaremos ofertando algumas disciplinas de segundo semestre.

A normativa que regulamenta este período letivo é a Resolução N°22/21-CEPE e Resolução Nº 56/21-CEPE. Também está disponível a Instrução Normativa PROGRAD N° 02/2021 que traz todo o calendário acadêmico do ano letivo de 2021. As principais datas para este novo período são:

Agora vamos esclarecer alguns pontos!

A participação neste novo período para alunos é OBRIGATÓRIA.

O trancamento administrativo, como anteriormente ocorrido, não será efetuado automaticamente pela PROGRAD. Caso o aluno não deseje cursar as disciplinas, o mesmo deverá realizar o trancamento do curso até o dia 24/09/2021.

OBS: As disciplinas que vocês se matricularam no semestre suspenso 2020-1, estão sendo reofertadas. Isso significa que sua matrícula será mantida nas disciplinas que você se matriculou mas não venceu. Caso não tenha interesse em cursá-la, você pode efetuar o cancelamento da matrícula entre os dias 15 e 16/09.

Atenção, a solicitação de matrícula é realizada pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA):

ONDE?
https://www.prppg.ufpr.br/siga/
ATÉ QUANDO?
Dia 15/09 e 16/09.

OBS 1: O aluno pode se matricular em até 480 horas de disciplinas, não havendo distinção entre obrigatórias e optativas, desde que não exista conflito de atividades síncronas. A disciplina de projeto final (210h) entra neste limite de horas. A disciplina de estágio obrigatório (180h) não entra nesta contagem.

OBS 2: Após a solicitação de matrícula, o SIGA atualiza a posição do aluno nas vagas da turma, automaticamente, conforme os critérios de prioridade nas vagas previstos na Resolução nº 37/97-CEPE.
Mesmo que não consiga a vaga, é importante manter a solicitação, pois assim a coordenação tem acesso a lista de espera de interessados para cada uma das turmas, para negociar aumentos de vagas com os departamentos e preencher vagas de desistentes.

OBS 3: Caso tenha problemas de acesso no SIGA, é possível atualizar o e-mail de recuperação de senha, para isto entre em contato com a coordenação por e-mail (carto.ufpr@gmail.com).


Para solicitação de matrícula em Projeto Final:
A solicitação será feita pelo preenchimento do FORMULÁRIO – PROJETO FINAL com a proposta do projeto e consentimento do professor(es) orientador(es), e enviados para o email (carto.ufpr@gmail.com) até o dia 17 de setembro de 2021 (6ªF).

A matricula em projeto final está condicionada ao fato do aluno ter vencido todas as outras disciplinas necessárias para conclusão do curso, ou ter neste período letivo matrícula em todas as disciplinas que lhe faltam para concluir o curso, sem ultrapassar o limite máximo de carga horária no semestre que é de 480 horas em disciplinas matriculadas.

A matricula em Projeto Final será feita manualmente pela coordenação

Maiores detalhes do desenvolvimento do projeto final e a da apresentação das AFC (atividades formativas complementares) serão encaminhados aos alunos cujas matriculas forem efetivadas.


Para solicitação de quebra de pré-requisito e/ou correquisito:
Prazo de solicitação: até 23 de setembro (5ªF)

Procedimentos do aluno:
– Preenchimento do formulário- quebra pré-requisito. Encaminhar um formulário por disciplina requisitada, devidamente preenchido e assinado.
– O aluno poderá anexar outros documentos que achar pertinentes para a análise da solicitação.
– Para envio dos arquivos, em PDF, usar exclusivamente o link abaixo (é necessário estar logado na sua conta institucional @ufpr.br)

Link para envio da solicitação de quebra de pré-requisito e/ou correquisito

Envios até 23 de setembro (5ªF), às 23h59min.

Procedimentos internos:
– A coordenação irá encaminhar os pedidos dos alunos para análise e emissão de parecer para o docente e/ou representante do departamento responsável
– A solicitação do aluno e o parecer do responsável da disciplina, serão apresentados e discutidos pelo Colegiado do Curso, que tomará a decisão final. A previsão da reunião do Colegiado é para o dia 29/09 (4ªF).

A matrícula só será efetuada mediante a aprovação do Colegiado do Curso e havendo disponibilidade de vagas.


Do cancelamento de matrícula

A matrícula poderá ser cancelada pela/o própria/o estudante por meio do SIGA até a data de 05/11/2021, dispensada qualquer justificativa e desde que a nota e a frequência da disciplina ainda não estejam lançadas no SIGA.
– Em tendo ocorrido lançamento da nota e frequência da disciplina no SIGA, a matrícula não poderá mais ser cancelada, mesmo que tal solicitação ocorra em data anterior a 05/11/2021.

Ao realizar o cancelamento no SIGA, este é feito automaticamente. O aluno pode verificar a efetivação do cancelamento consultando seu Histórico Escolar no SIGA.


Do desenvolvimento das atividades didáticas

As disciplinas serão conduzidas por meio de atividades síncronas e assíncronas, de forma remota:

– síncrona: atividades com a turma com horários previamente marcados. Exemplo: uma aula ao vivo, videoconferência para tirar dúvidas, uma apresentação oral de trabalhos via web ou inclusive uma avaliação (prova).
– assíncrona: atividades indicadas (exemplo: aulas gravadas, exercícios, trabalhos) que o aluno poderá fazer em qualquer horário da semana. Atenção que muitas atividades terão prazo para serem cumpridas.

As disciplinas poderão ser realizadas de forma concentrada ou não, entre 20 de setembro de 2021 e 17 de dezembro de 2021, com exames finais até 23 de dezembro de 2021.

É sempre importante consultar previamente os planos de ensinos, divulgados nesta página, para verificar como cada docente irá conduzir a disciplina.

Também é importante consultar quais as ferramentas tecnológicas que cada docente irá usar. Duas ferramentas serão amplamente empregadas que o aluno pode verificar as formas de acesso antecipadamente:

– UFPR Virtal:
https://ufprvirtual.ufpr.br/
Login inicial é CPF, com senha igual a data de nascimento DDMMAAA.
Problemas de acesso, consultar: Suporte UFPR Virtual

– Teams, do Office 365:
http://www.office.com
Login e senha iguais ao do email @ufpr.br.
Problemas de acesso, você pode recuperar a senha via intranet: https://intranet.ufpr.br/ ou consultar a AGTIC: suporte Office 365


Do controle de frequência

O controle de frequência das atividades síncronas e assíncronas será feito da seguinte forma:
– Fica estabelecido o controle de frequência somente por meio da realização, de forma assíncrona, de trabalhos e exercícios domiciliares desenvolvidos pelas/pelos estudantes.
– Fica estabelecido o controle de frequência das atividades síncronas por meio da realização, de forma assíncrona, de trabalhos e exercícios domiciliares desenvolvido pelas/pelos estudantes, cuja entrega deverá ser agendada para, no mínimo, 48 horas após o término da referida atividade síncrona.


Das disciplinas ofertadas


Quadro geral das turmas ofertadas:
TURMAS OFERTADAS

Os planos de ensino podem ser encontrados no link abaixo:
FICHAS 2 – PLANOS DE ENSINO


Atenção: antes de solicitar matrícula, leia com atenção o plano de ensino da disciplina, para conhecimento das recomendações do docente, ferramentas utilizadas, prazos, formas de encontro, atividades, avaliações e controle de frequência, etc.

GRADE HORÁRIA – 2021 1º semestre
[para atividades síncronas]