I Olimpíada Brasileira de Cartografia

obrac

Estão abertas as inscrições para a I Olimpíada Brasileira de Cartografia, uma organização da Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Paraná, Universidade Tecnologica do Paraná e Universidade Federal da Bahia, com o apoio do CNPq.

Ajudem a divulgar!

O site do evento é:

http://www.olimpiadadecartografia.uff.br/

A proposta da I Olimpíada Brasileira de Cartografia – OBRAC – tem abrangência nacional e está voltada para alunos do Ensino Médio, com idades entre 14 e 18 anos, das escolas da rede pública e privada. Dentre os objetivos do evento destaca-se: estimular, na escola, o interesse pelas Ciências, especialmente pela Cartografia; prover aos professores o conhecimento e ferramentas para o ensino dinâmico e participativo em áreas que abrangem o conteúdo cartográfico, como geografia e matemática; prover a socialização de professores e alunos através de atividades coletivas e fomentar a formação de recursos humanos para atuação na área de Cartografia e das geotecnologias.

A olimpíada será executada em duas etapas: na primeira, cada escola participante deverá formar uma equipe de no máximo 4 alunos mais um professor responsável, que se inscreverão através do web site www.olimpiadadecartografia.uff.br. Na primeira etapa, serão elaboradas questões relacionadas a cartografia que estarão disponíveis aos inscritos no site, via plataforma Moodle. Na segunda etapa, cada equipe deverá realizar uma atividade proposta e enviar para a comissão de avaliação das olimpíadas que fará a avaliação dos trabalhos práticos recebidos (mapas digitais ou analógicos elaborados, instrumentos) e selecionará as três melhores equipes. Estas farão a etapa final na cidade do Rio de Janeiro, onde realizarão um conjunto de atividades práticas, inclusive com participação na corrida de orientação que ocorrerá durante a Conferência Internacional de Cartografia (agosto de 2015), sendo a equipe vencedora desta fase considerada a campeã da I Olimpíada Brasileira de Cartografia

folder olimpiada