Período Especial 2

Atualizado em 28 de outubro de 2020, às 07h30.

Entre os meses de novembro de 2020 e março de 2021 serão ofertadas novas turmas extras de forma 100% remota no período especial, com a modalidade de Ensino Remoto Emergencial (ERE). A normativa que regulamenta este Período Especial 2 é a Resolução Nº65/20-CEPE, que pode ser consultada na íntegra aqui.


Da participação e solicitação de matrícula

A participação no Período Especial 2 de docentes/Departamentos e alunos é voluntária.

As matrículas no semestre suspenso 2020-1 estão mantidas. Para participar do Período Especial 2 o aluno deve realizar nova solicitação de matrícula.

– ONDE? No SIGA (https://www.prppg.ufpr.br/siga/).
– QUANDO? A solicitação de matrículas se inicia no dia 26/10 (2ªF), às 8h00min, e se encerra no dia 28/10 (4ªF), às 23h59min.

OBS 1: O aluno pode se matricular em até 480 horas de disciplinas, não havendo distinção entre obrigatórias e optativas, desde que não exista conflito de atividades síncronas.
OBS 2: Caso tenha problemas de acesso no SIGA, é possível atualizar o e-mail de recuperação de senha, para isto entre em contato com a coordenação por e-mail (carto.ufpr@gmail.com).


Para solicitação de quebra de pré-requisito e/ou correquisito: A solicitação será feita por meio de preenchimento de formulário online, disponível durante período de matrículas aqui na página. Os pedidos serão encaminhados diretamente aos docentes responsáveis para análise de mérito, e a matrícula só será efetuada mediante consentimento do docente e havendo disponibilidade de vagas.

>> verifique aqui os pré-requisitos de cada disciplina <<

Disponível do dia 26/10 (2ªF), às 8h00min até o dia 28/10 (4ªF), às 23h59min
FORMULÁRIO – SOLICITAÇÃO DE QUEBRA DE PRÉ-REQUISITO


Do cancelamento de matrícula

A matrícula poderá ser cancelada pela/o própria/o estudante por meio do SIGA até a data de 27/03/2021, dispensada qualquer justificativa e desde que a nota e a frequência da disciplina ainda não estejam lançadas no SIGA.
– Em tendo ocorrido lançamento da nota e frequência da disciplina no SIGA, a matrícula não poderá mais ser cancelada, mesmo que tal solicitação ocorra em data anterior a 27/03/2021.

Ao realizar o cancelamento no SIGA, este é feito automaticamente. O aluno pode verificar a efetivação do cancelamento consultando seu Histórico Escolar no SIGA.


Do desenvolvimento das atividades didáticas

As disciplinas no ERE serão conduzidas por meio de atividades síncronas e assíncronas, de forma remota:

– síncrona: atividades com a turma com horários previamente marcados. Exemplo: uma aula ao vivo, videoconferência para tirar dúvidas, uma apresentação oral de trabalhos via web ou inclusive uma avaliação (prova).
– assíncrona: atividades indicadas (exemplo: aulas gravadas, exercícios, trabalhos) que o aluno poderá fazer em qualquer horário da semana. Atenção que muitas atividades terão prazo para serem cumpridas.

As disciplinas poderão ser realizadas de forma concentrada ou não. É sempre importante consultar previamente os planos de ensinos, divulgados nesta página, para verificar como cada docente irá conduzir a disciplina.

Também é importante consultar quais as ferramentas tecnológicas que cada docente irá usar. Duas ferramentas serão amplamente empregadas que o aluno pode verificar as formas de acesso antecipadamente:

– UFPR Virtal:
https://ufprvirtual.ufpr.br/
Login inicial é CPF, com senha igual a data de nascimento DDMMAAA.
Problemas de acesso, consultar: Suporte UFPR Virtual

– Teams, do Office 365:
http://www.office.com
Login e senha iguais ao do email @ufpr.br.
Problemas de acesso, você pode recuperar a senha via intranet: https://intranet.ufpr.br/ ou consultar a AGTIC: suporte Office 365


Dos dias não letivos:

Estão programados dois recessos durante este período especial:
– 1º: de 21/12/2020 à 16/01/2021
– 2º: de 15/02/2021 à 20/02/2021


Do controle de frequência

O controle de frequência das atividades síncronas e assíncronas será feito da seguinte forma:
– Fica estabelecido o controle de frequência somente por meio da realização, de forma assíncrona, de trabalhos e exercícios domiciliares desenvolvidos pelas/pelos estudantes.
– Fica estabelecido o controle de frequência das atividades síncronas por meio da realização, de forma assíncrona, de trabalhos e exercícios domiciliares desenvolvido pelas/pelos estudantes, cuja entrega deverá ser agendada para, no mínimo, 24 horas após o término da referida atividade síncrona.


Das disciplinas ofertadas


GRADE HORÁRIA – PERÍODO ESPECIAL 2
[para atividades síncronas]

Atualizações de horário (28/10/20, às 07h30):

TT081 – Aula síncrona, apenas na quinta-feira, 15h30-16h30.
GA157 – A pedido dos professores, alterado para sexta-feira, 09h30-11h30. Caso o aluno não consiga se matricular no horário antigo por conta de conflito com outra disciplina no SIGA, favor manifestar-se por e-mail à coordenação.
OBS: os novos horários serão atualizados apenas na próxima semana (03/11 à 06/11), após o término das matrículas e processamento no SIGA

ATENÇÃO: Para acessar o plano de ensino (Ficha 2) clique sobre o nome da disciplina.
Atenção: antes de solicitar matrícula, leia com atenção o plano de ensino da disciplina, para conhecimento das recomendações do docente, ferramentas utilizadas, prazos, formas de encontro, atividades, avaliações e controle de frequência, etc.

CÓDIGO – NOME DA DISCIPLINA [nº de vagas]
Professor responsável (contato)

CE009 – INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA [50 vagas]
Stela Adami Vayego (vayego@ufpr.br)

CEG001 – DESENHO TÉCNICO I [40 vagas]
Zuleica Faria de Medeiros (zuleicamedeirosufpr@gmail.com, zmedeiro@ufpr.br)

CI180 – PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES [40 vagas]
Lucas Ferrari de Oliveira (lferrari@inf.ufpr.br)

CF105 – FÍSICA E2 [30 vagas]
Camilla K. B. Q. M. de Oliveira (camilla@fisica.ufpr.br)

CM300 – INTRODUÇÃO AO CÁLCULO [30 vagas]
Mael Sachine (mael@ufpr.br)

CM301 – CÁLCULO EM UMA VARIÁVEL REAL [20 vagas]
Alexandre Kirilov (akirilov@ufpr.br)

CM302 – CÁLCULO EM VÁRIAS VARIÁVEIS REAIS [50 vagas]
Elizabeth Wegner Karas (ewkaras@ufpr.br)

GA105 – CARTOGRAFIA DIGITAL [30 vagas]
Rodrigo de Campos Macedo (rodrigo.macedo@ufpr.br)

GA106 – AJUSTAMENTO I [20 vagas]
Alex Soria Medina e Álvaro Muriel Lima Machado (asmedina@ufpr.br, alvaroml@ufpr.br)

GA109 – PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS I [20 vagas]
Henrique Firkowski(firk@ufpr.br)

GA107 – PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS I [25 vagas]
Hideo Araki (haraki@ufpr.br)
Atenção: Para o desenvolvimento da disciplina, o professor destaca que para realização dos exercícios e atividades, o aluno necessitará ter conhecimento da linguagem de programação Python

GA114 – FOTOGRAMETRIA I [25 vagas]
Daniel Rodrigues Dos Santos (danielsantos@ufpr.br)

GA116 – SISTEMAS DE REFERÊNCIA E TEMPO [20 vagas]
Érica Santos Matos Baluta (ericamatos@ufpr.br)

GA118 – COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO [20 vagas]
Maria Cecilia Bonato Brandalize (maria.brandalize@ufpr.br)

GA119 – MÉTODOS GEODÉSICOS [20 vagas]
Maria Aparecida Zehnpfennig Zanetti e Regiane Dalazoana
(mazz@ufpr.br e regiane@ufpr.br)

GA122 – SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS [40 vagas]
Luciene Stamato Delazari (luciene@ufpr.br)

GA128 – MECÂNICA E ESTRUTURAS GEODÉSICAS I [25 vagas]
Tiago Lima Rodrigues (tiagorodrigues@ufpr.br)

GA130 – PROJETO DE ENG. CARTOGRÁFICA E DE AGRIMENSURA [25 vagas]
Luis Augusto Koenig Veiga (kngveiga@ufpr.br)

GA132 – MECÂNICA E ESTRUTURAS GEODÉSICAS II [20 vagas]
Tiago Lima Rodrigues (tiagorodrigues@ufpr.br)

GA133 – DIREITO AGRÁRIO [25 vagas]
Daniele Regina Pontes (danielepontes.ufpr@gmail.com)

GA135 – CADASTRO TERRITORIAL MULTIFINALITÁRIO [20 vagas]
Alzir Felippe Buffara Antunes e Maria Aparecida Zehnpfennig Zanetti
(felipe@ufpr.br, mazz@ufpr.br)

GA147 – VISUALIZAÇÃO CARTOGRÁFICA [25 vagas] o p t a t i v a
Luciene Stamato Delazari (luciene@ufpr.br)

GA157 – PROCESSAMENTO E ANÁLISE DE DADOS GNSS [20 vagas] o p t a t i v a
Claudia Pereira Krueger e Paulo Sérgio De Oliveira Junior
(cpkrueger@ufpr.br, paulo.junior@ufpr.br)

GB122 – ZONEAMENTO GEOGRÁFICO AMBIENTAL (30 vagas)
Everton Passos (everton@ufpr.br, passosever@gmail.com)
Atenção: Para o desenvolvimento da disciplina, o professor recomenda que alunos matriculados disporem de computador com bom acesso à Internet e com recursos para uso remoto “on line” de bases de dados SIG e experiência com ferramentas SIG.

GC137 – FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA E GEOQUÍMICA [15 vagas]
Mariana de Resende Madeira (mariana.madeira@ufpr.br)

GC138 – GEOFÍSICA BÁSICA [30 vagas]
Alessandra de Barros e Silva Bongiolo (alebongiolo@ufpr.br)

TT081 – ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS [15 vagas]
José Ricardo Vargas de Faria e Luiz Aurélio Virtuoso (jrvfaria@gmail.com, luiz.aurelio@ufpr.br)