Trancamento/Destrancamento do Curso

Entende-se por trancamento de curso a interrupção temporária de todas as atividades acadêmicas. O trancamento do curso não será considerado no tempo que o aluno tem para cumprir o currículo.


No trancamento, o vínculo com a UFPR é mantido!
Caso queira se desligar do curso veja [cancelamento de registro acadêmico].


Serão permitidos até três (03) trancamentos de curso consecutivos ou alternados.
O primeiro trancamento de curso é voluntário e imotivado. Para o primeiro trancamento, orienta-se que o aluno solicite o trancamento para dois (2) semestres consecutivos, pois não haverá prejuízo caso o aluno decida retornar antes de findado este prazo, e considerando que o segundo trancamento só pode ser realizado se aprovado pelo colegiado do curso. Os segundo e terceiro trancamentos (excepcionais) de curso devidamente justificados e documentados deverão ser julgados pelo Colegiado de Curso. Cada trancamento do curso será pelo prazo de até dois (02) semestres letivos consecutivos.

Somente serão concedidos trancamentos de curso se:

1. o aluno dispuser de tempo hábil para integralização de seu currículo por ocasião do retorno.

2. o aluno que possuir pelo menos uma (01) disciplina ou unidade curricular obrigatória ou optativa do currículo do seu curso efetivamente cursada e aprovada na UFPR sob seu atual registro.

Nos casos em que o aluno não possua uma disciplina cursada e aprovada na UFPR, excepcionalmente, por motivo relevante, caberá ao Colegiado do Curso julgar o mérito da solicitação, devidamente justificada e documentada.


Solicitação de Trancamento de Curso
O pedido de trancamento de curso deverá ser feito pelo aluno na Coordenação de Curso, através do preenchimento e entrega do formulário específico. Os prazos limites para trancamento e retorno ao curso, relativos a cada período letivo, serão fixados no Calendário Acadêmico.

Formulário disponível em: http://www.prograd.ufpr.br/portal/copap/formularios/

Atenção: O portal do aluno será liberado automaticamente no período de solicitação de matrículas para o semestre após o término do prazo de trancamento.


Solicitação de Destrancamento de Curso
O aluno poderá requerer o retorno ao curso (destrancamento) antes de esgotado o período de trancamento, conforme datas previstas no calendário acadêmico vigente. Para efetuar o destrancamento, deve-se preencher e entregar o formulário específico na Coordenação do curso.

Formulário disponível em: http://www.prograd.ufpr.br/portal/copap/formularios/

Atenção: Somente após o destrancamento do curso será possível realizar matrícula em disciplinas.