Retomada 2020


Atualizado em 29 de abril de 2020, às 17h25.

Entre os meses de maio de 2021 e agosto de 2021 será retomado o calendário acadêmico de 2020, onde serão ofertadas turmas de forma 100% remota no período especial, com a modalidade de Ensino Remoto Emergencial (ERE).

A proposta é que com este novo período de aulas, junto com os períodos especiais 1 e 2, fosse possível ofertar ao menos uma vez cada uma das disciplinas obrigatórias do currículo, salvo aquelas que prioritariamente dependem de atividades práticas e/ou da conclusão de turmas que são os seus pré-requisitos.
Pedimos a compreensão dos alunos, pois estamos cientes que nem todas as demandas pendentes devido a pandemia da covid-19 serão resolvidas com neste único período de aulas.

A normativa que regulamenta este período letivo é a Resolução Nº22/21-CEPE. Também está disponível a Resolução N°23/21-CEPE que traz todo o calendário acadêmico do ano letivo de 2020. As principais datas para este novo período são:

Da participação e solicitação de matrícula

A participação neste novo período para alunos é voluntária.

A PROGRAD irá cadastrar trancamento administrativo para alunos que não tiverem matrículas. Atenção que existem restrições por conta do aluno estar em trancamento, como a realização de estágios, recebimento de bolsas, etc.

OBS: As matrículas no semestre suspenso 2020-1 estão mantidas e serão retomadas apenas em setembro/2021, quando será iniciado o 1º semestre letivo de 2021. A garantia é para turmas obrigatórias e teóricas (CH 100% padrão). As demais serão analisadas da viabilidade de serem retomadas ou não.

Para participar deste novo período o aluno deve realizar solicitação de matrícula.

– ONDE? No SIGA (https://www.prppg.ufpr.br/siga/).
– QUANDO? Nos dias 28/04 (4ªF) e 29/04 (5ªF).
[ PRAZO PRORROGADO ATÉ 30/04 (6ªF) às 12H00 (meio-dia).]


OBS 1: O aluno pode se matricular em até 480 horas de disciplinas, não havendo distinção entre obrigatórias e optativas, desde que não exista conflito de atividades síncronas. A disciplina de projeto final (210h) entra neste limite de horas. A disciplina de estágio obrigatório (180h) não entra nesta contagem.

OBS 2: Após a solicitação de matrícula, o SIGA atualiza a posição do aluno nas vagas da turma, automaticamente, conforme os critérios de prioridade nas vagas previstos na Resolução nº 37/97-CEPE.
Mesmo que não consiga a vaga, é importante manter a solicitação, pois assim a coordenação tem acesso a lista de espera de interessados para cada uma das turmas, para negociar aumentos de vagas com os departamentos e preencher vagas de desistentes.

OBS 3: Caso tenha problemas de acesso no SIGA, é possível atualizar o e-mail de recuperação de senha, para isto entre em contato com a coordenação por e-mail (carto.ufpr@gmail.com).


Para solicitação de matrícula em Projeto Final:
A solicitação será feita pelo preenchimento do FORMULÁRIO – PROJETO FINAL com a proposta do projeto e consentimento do professor(es) orientador(es), e enviados para o email (carto.ufpr@gmail.com) até o dia 07 de maio de 2021 (6ªF).

A matricula em projeto final está condicionada ao fato do aluno ter vencido todas as outras disciplinas necessárias para conclusão do curso, ou ter neste período letivo matrícula em todas as disciplinas que lhe faltam para concluir o curso, sem ultrapassar o limite máximo de carga horária no semestre que é de 480 horas em disciplinas matriculadas.

A matricula em Projeto Final será feita manualmente pela coordenação

Maiores detalhes do desenvolvimento do projeto final e a da apresentação das AFC (atividades formativas complementares) serão encaminhados aos alunos cujas matriculas forem efetivadas.


Para solicitação de quebra de pré-requisito e/ou correquisito:
Prazo de solicitação: até 07 de maio (6ªF)

Procedimentos do aluno:
– Preenchimento do formulário- quebra pré-requisito. Encaminhar um formulário por disciplina requisitada, devidamente preenchido e assinado.
– O aluno poderá anexar outros documentos que achar pertinentes para a análise da solicitação.
– Para envio dos arquivos, em PDF, usar exclusivamente o link abaixo (é necessário estar logado na sua conta institucional @ufpr.br)

Link para envio da solicitação de quebra de pré-requisito e/ou correquisito
Envios até 07 de maio (6ªF), às 23h59min.

Procedimentos internos:
– A coordenação irá encaminhar os pedidos dos alunos para análise e emissão de parecer para o docente e/ou representante do departamento responsável
– A solicitação do aluno e o parecer do responsável da disciplina, serão apresentados e discutidos pelo Colegiado do Curso, que tomará a decisão final. A previsão da reunião do Colegiado é para o dia 12/05 (4ªF).

A matrícula só será efetuada mediante a aprovação do Colegiado do Curso e havendo disponibilidade de vagas.


Do cancelamento de matrícula

A matrícula poderá ser cancelada pela/o própria/o estudante por meio do SIGA até a data de 17/07/2021, dispensada qualquer justificativa e desde que a nota e a frequência da disciplina ainda não estejam lançadas no SIGA.
– Em tendo ocorrido lançamento da nota e frequência da disciplina no SIGA, a matrícula não poderá mais ser cancelada, mesmo que tal solicitação ocorra em data anterior a 17/07/2021.

Ao realizar o cancelamento no SIGA, este é feito automaticamente. O aluno pode verificar a efetivação do cancelamento consultando seu Histórico Escolar no SIGA.


Do desenvolvimento das atividades didáticas

As disciplinas serão conduzidas por meio de atividades síncronas e assíncronas, de forma remota:

– síncrona: atividades com a turma com horários previamente marcados. Exemplo: uma aula ao vivo, videoconferência para tirar dúvidas, uma apresentação oral de trabalhos via web ou inclusive uma avaliação (prova).
– assíncrona: atividades indicadas (exemplo: aulas gravadas, exercícios, trabalhos) que o aluno poderá fazer em qualquer horário da semana. Atenção que muitas atividades terão prazo para serem cumpridas.

As disciplinas poderão ser realizadas de forma concentrada ou não, entre 03 de maio de 2021 e 14 de agosto de 2021, com exames finais até 21 de agosto de 2021.

É sempre importante consultar previamente os planos de ensinos, divulgados nesta página, para verificar como cada docente irá conduzir a disciplina.

Também é importante consultar quais as ferramentas tecnológicas que cada docente irá usar. Duas ferramentas serão amplamente empregadas que o aluno pode verificar as formas de acesso antecipadamente:

– UFPR Virtal:
https://ufprvirtual.ufpr.br/
Login inicial é CPF, com senha igual a data de nascimento DDMMAAA.
Problemas de acesso, consultar: Suporte UFPR Virtual

– Teams, do Office 365:
http://www.office.com
Login e senha iguais ao do email @ufpr.br.
Problemas de acesso, você pode recuperar a senha via intranet: https://intranet.ufpr.br/ ou consultar a AGTIC: suporte Office 365


Do controle de frequência

O controle de frequência das atividades síncronas e assíncronas será feito da seguinte forma:
– Fica estabelecido o controle de frequência somente por meio da realização, de forma assíncrona, de trabalhos e exercícios domiciliares desenvolvidos pelas/pelos estudantes.
– Fica estabelecido o controle de frequência das atividades síncronas por meio da realização, de forma assíncrona, de trabalhos e exercícios domiciliares desenvolvido pelas/pelos estudantes, cuja entrega deverá ser agendada para, no mínimo, 48 horas após o término da referida atividade síncrona.


Das disciplinas ofertadas


Quadro geral das turmas ofertadas:
TURMAS OFERTADAS

Os planos de ensino podem ser encontrados no link abaixo:
FICHAS 2 – PLANOS DE ENSINO


Atenção: antes de solicitar matrícula, leia com atenção o plano de ensino da disciplina, para conhecimento das recomendações do docente, ferramentas utilizadas, prazos, formas de encontro, atividades, avaliações e controle de frequência, etc.

GRADE HORÁRIA – PERÍODO ESPECIAL 2
[para atividades síncronas]


OBSERVAÇÕES
1: Para turmas ofertadas de forma totalmente assíncronas, foi cadastrado um horário a noite no SIGA, apenas para oferta. Vale sempre o cronograma e instruções que estão no plano de ensino.

2: Para a disciplina optativa GA152 – Levantamentos Hidrográficos, por não ter havido recentemente a oferta da disciplina GA151 que é pré-requisito, as docentes são favoráveis a matrícula alunos que tenham já vencido GA129 – Levantamentos Geodésicos II. Os interessados deverão solicitar pedido de quebra de pré-requisito junto com os demais alunos

3: A disciplina obrigatória GA133 – Direito Agrário, está sendo ofertada no momento e a docente responsável tem previsão de afastamento no próximo período. Recomendamos os que precisam cursar para conclusão do curso em avaliar a necessidade de cursar conforme o planejamento de cada um.

4: As turmas de estágio supervisionado são individuais (uma vaga cada), faremos as devidas adequações com base nas solicitações feitas no SIGA.